O livro bíblico de Êxodo diz que os egípcios faziam seus escravos hebreus fabricas tijolos. Eles tinham de produzir certa quantidade por dia, usando argamassa de argila e palha. - Êxodo 1: 14; 5:10 -14.

Nos tempos antigos, em especial nas regiões próximas ao Rio Nilo, era costume a fabricação de tijolos secos. Até os dias atuais, ainda existem no Egito construções oriundas da fabricação deste tipo de material. Segundo pesquisas, na tumba do faraó Rekhmiré, que fica localizado na cidade de Téba, existe uma especie de mural que demonstra como esse processo ocorria. A idade desta tumba data do século 15 AEC (Antes da era comum ou antes de Cristo) e consta que seu relato esta intimamente relacionado ao relato de Êxodo.  

A Enciclopédia Bíblica Padrão Internacional faz uma descrição vívida desta cena. E ainda existem vários documentos antigos, escritos em papiro datados do segundo milênio AEC que também indicam que este processo de fabricação de tijolos era feita por escravos, explicando até a quantidade de tijolos que estes deveriam fabricar durante o dia.

0 comentários: